Laudo Ecv

O laudo ECV (Empresas Credenciadas de Vistoria) também chamado de laudo de transferência, é um documento que verifica a procedência do veículo. Ele coleta por meio óptico a numeração do chassi e do motor, lacre e placa traseira para verificar se confere com a base de dados do Detran daquele município que o veículo foi cadastrado e com o padrão do fabricante.

Saiba mais informações no texto a seguir.

Laudo ECV: Saiba o que é e qual sua importância

Quem pretende vender seu veículo sabe que há muitas normas que precisam ser realizadas durante todo o processo de transferência, que vão desde documentações assinadas até as vistorias. E um desses processos de transferência é conhecido como laudo ECV.

O laudo ECV, também conhecido como vistoria ECV, é um documento técnico obrigatório que visa garantir que os veículos andem com tudo normalizado e dentro da lei, além de ajudar a diminuir as fraudes e roubos.

Além disso, este laudo é necessário para regularizar a documentação do veículo todas as vezes que o mesmo é vendido para um novo proprietário e para conseguir ter acesso a segunda via do CRV.

Mas é importante ressaltar que este tipo de vistoria deve ser feito apenas por profissionais devidamente experientes e habilitados para realizar o procedimento.

Portanto, é recomendável a busca por empresas especializadas no segmento e que atuam há muitos anos no mercado.

Como é realizado o laudo ECV?

Como vimos anteriormente, o laudo é um documento no qual indica que o veículo está em ordem para circular nas vias públicas, sendo obrigatório fazer todas as vezes que o veículo for transferido para outra pessoa.

Para iniciar o processo do ECV, o veículo deve ser levado até a empresa responsável por realizar a vistoria.

Durante a realização do laudo, os profissionais vão verificar todos os itens de segurança obrigatórios, como gravação do chassi e do motor, informações do documento, condições da placa e do lacre, entre outros detalhes importantes que indicam uma boa conservação.

No momento da avaliação, o veículo também é fotografado e o processo é filmado pelo DETRAN, que terá o acesso às informações e à gravação logo em seguida.

Após os itens serem verificados pelo órgão público de trânsito, o laudo pode ser aprovado, reprovado ou aprovado com apontamentos.

Em casos onde o laudo foi reprovado ou aprovado com apontamentos, os profissionais irão te auxiliar no próximo passo a ser feito.

A vistoria para recebimento do laudo pode demorar de 20 minutos a 2 horas ou mais, tudo dependerá do modelo do veículo e de suas condições.

Qual a diferença entre laudo ECV e vistoria?

Ao procurar pelo laudo, muitas pessoas podem confundi-lo com a vistoria veicular, pois ambos são bem parecidos.

Entretanto existe uma particularidade que deve ser observada antes de investir no melhor serviço para seu veículo.

Primeiramente, temos o ECV, que trata-se de um serviço onde o veículo passa por uma avaliação técnica, a fim de verificar se ele está apto para circular de maneira segura nas vias.

Essa avaliação pode ser feita tanto pelo órgão público de trânsito quanto por empresas terceirizadas.

Já a vistoria veicular, é um serviço que garante que o veículo seja inspecionado de forma completa, sendo responsável por verificar vários itens, como freios, validade do extintor de incêndio, estado dos pneus, chassi do veículo e demais condições dos equipamentos.

Essa avaliação deve ser feita apenas por profissionais do órgão nacional de trânsito ou em locais credenciados.

Ao comparar ambos serviços, podemos dizer que a diferença deles está no detalhamento dos itens que são verificados e nos profissionais que realizam o serviço.

Enquanto o ECV pode ser feito por empresas terceirizadas, a vistoria precisa ser realizada apenas pelo próprio DETRAN ou por empresas credenciadas pelo Órgão.

Onde encontrar a melhor empresa para a realização do laudo ECV?

Para encontrar a melhor empresa para a realização de vistorias, laudos e demais serviços de transferências veiculares, você pode contar com a ajuda da Vistoria Brasil.

A Vistoria Brasil atua há anos com laudos de transferência para todo o estado de São Paulo e trabalha com profissionais engajados em passar informações precisas sobre o seu veículo.

Saiba mais informações sobre os serviços entrando em contato agora mesmo!

.